As Principais Atividades Desta Função São: Atividade Existencial, Terapêutica e de Recuperação.
1 - Atividade existencial a Orientação Educacional deverá atender educandos que precisam e querem orientação pessoal não apenas na vida escolar, mas na vida particular auxiliando em situações problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas.
2 - Atividade terapêutica está voltada aos educandos com dificuldades de estudo ou de comportamento cujos casos precisam de uma assistência mais assídua e especializada.
3 - Atividade de recuperação refere-se aos educandos que apresentam um déficit definido de aprendizagem e que precisa de recuperação. Esta atividade deve ser exercida em parceria com a Supervisão Escolar. A recuperação não tem somente o objetivo de levar o educando a alcançar certas notas, mas pesquisar junto aos educandos as causas que os levaram a este estado de desinteresse, desorganização, conflito, desajuste e mau funcionamento na escola dentre outros.
Escrito por Hausblene Carvalho.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-orientador-educacional-na-escola/21631/#ixzz2QrVliBqI
Referências Bibliográficas
GRISPUN, Mirian P. S. Z. Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Olá,
ResponderExcluirEsta visão no que diz respeito às atividades práticas do orientador educacional amplia nossas percepções sobre o ambiente escolar, e as posturas do profissional da nossa área. Pois não podemos mais ter uma visão reduzida do nosso papel na instituição escolar, mas uma orientação mais voltada para o incentivo as características humanistas de nossos educandos.
Boa tarde,
ResponderExcluirO orientador pedagógico faz parte da vida escolar do aluno, mas a vida educacional do aluno vai além do portão da escola, então acho maravilhosa a citação que diz que o orientador auxilia em situações problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas e sobre a motivação e interesse de alunos em recuperação.