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terça-feira, 30 de abril de 2013


         

SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR: A CAMINHO DE UMA PRÁTICA INTEGRADORA POR UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA E EFICAZ


O trabalho do supervisor escolar e do orientador educacional surgiu da necessidade da sociedade durante a história da formação dos profissionais da educação, que se inicia com a educação jesuítica e perpetua até os dias de hoje. A fragmentação dessa área da educação aconteceu em virtude da revolução industrial e do trabalho como produção de bens e de capital, surgindo disso o proletariado.

Dessa forma, assim como na industria, encontrar a pessoa certa para o trabalho certo foi o eixo chefe nessa fragmentação. Importante se faz entender que esse trabalho não pode se manifestar, nos dias atuais, de forma fragmentada, ou seja, o supervisor escolar se envolver apenas com os professores e o orientador educacional, apenas com os alunos. Hoje, diante da escola necessária para atender as demandas educacionais e sociais vigentes, o trabalho precisar acontecer de forma integrada, não apenas entre esses dois profissionais, mas sim, em conjunto com todos segmentos da escola, principalmente com o diretor, professores e alunos.

O Projeto Político Pedagógico da escola e o currículo devem ser estruturados e desenvolvidos de forma coletiva, contando com a participação de todos os segmentos da instituição escolar para garantir a unidade, a eficácia e o alcance dos objetivos, que é o desenvolvimento intelectual dos educandos. Nesse sentido, a articulação entre gestão escolar, supervisor escolar e orientador educacional é o ápice de suas ações, independente se elas são administrativas ou pedagógicas, pois todas estão relacionadas ao desenvolvimento do trabalho docente, administrativo e de supervisão e orientação escolar e influenciam direta ou indiretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos.

Essa articulação entre todos os profissionais da educação é papel do supervisor escolar e do orientador educacional e deve ter como objetivo principal vencer os desafios surgidos na escola, como local de aprendizagem e acesso de diferentes culturas, níveis e classes sociais. Para isso, esses profissionais precisam compreender que sua função é de natureza complexa e necessitam buscar constantemente a coletividade, uma vez que é constituidora das possibilidades do desenvolvimento e da realização dos seres humanos.

Escrito por: DEBORA CAMARGO MACHADO,LINDOMAR APARECIDO RICETO e MARIA GISLENE DA COSTA BARBOSA
Fonte: http://lindomarjuara.blogspot.com.br/2009/12/supervisao-escolar-orientacao.html

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