O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO CRÍTICA
Resumo
Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas diferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Neste sentido, este artigo apresenta uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional e mostra a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolar brasileira.
Sabemos que o profissional é necessário e imprescindível, visto que, executa um trabalho de extrema importância para a comunidade escolar, porém está em extinção nas unidades escolares.
ResponderExcluirAtualmente, são raros os estados que permanecem com orientadores e supervisores pedagógicos em seus quadros. São tidos como desnecessários e o docente precisa "dar conta do recado".