Labels

GRUPO A (9) GRUPO B (13) GRUPO C (13) GRUPO D (3) GRUPO E (1) TUTOR (1)
Tecnologia do Blogger.

sábado, 6 de abril de 2013

GRUPO C

http://imagens.pontofrio.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=3288789

10 comentários:

  1. Olá pessoal!
    ao ler o livro "Educação, a solução está no afeto de Gabriel Chalita", inicio a minha participação com a seguinte mensagem:"...Eis o princípio básico da construção da cidadania: educar para convivênca pacífica , harmônica, feliz. Educar para o respeito, para a troca deexperi~encias, para o exemplo no trato com o outro e consigo mesmo. Educar para que todas as vicissitudes sejam enfrentadas com galhardi." O nosso grande desafio é convencer o educando a valorizar o bem comum, a boa convivência, a responsabilidade partilhada, na esperança de um mundo cada vez melhor para esta e outras gerações que virão.
    Um abraço! Luciana

    ResponderExcluir
  2. Conclui que, o novo conceito de gestor educacional é o daquele que vai até seus companheiros e com eles interage, e observa, e resolve,e participa e ajuda a construir uma educação de qualidade e inovadora.

    ResponderExcluir
  3. A função dO Orientador Pedagógico ou Supervisor Escolar é de suma importância para o bom andamento dos processos de ensino e aprendizagem na escola, visto serem estes os responsáveis de dar suporte aos professores em suas mais diversas limitações, além de cuidarem da elaboração das propostas pedagógicas integradoras que alcançam todos os seguimentos da unidade escolar. Já o Orientador Educacional busca uma atuação mais específica de suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou não, pois pode atuar na problematização de temas pertinentes aos alunos em seus contextos sociais, fazendo um link com as suas famílias de forma a promover a resolução dos diversos problemas de uma forma efetiva e pertinente.

    ResponderExcluir
  4. Entendo que, dentro de um espaço escolar, existem diversas funções. Entre elas estão o Orientador Pedagógico e o Supervisor escolar. Ambos têm atribuições distintas, porém devem trabalhar juntos para o bem de toda a comunidade escolar.
    O Orientador pedagógico trabalha juntamente com os professores, orientando-os em relação às suas práticas pedagógicas, para que suas aulas sejam mais dinâmicas e diversificadas, sem contudo, deixar de voltar o olhar para os alunos, integrando escola e família.
    O Orientador Educacional está mais voltado para atender as necessidades dos alunos, auxiliando-os na sua vida escolar, no seu autoconhecimento, estabelecendo uma parceria de confiança e alegria no dia-a-dia desses educandos. Buscando estratégias para aproximar escola e comunidade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando ao comentário da minha coleg aGlaucia é muito importante o trablho do Orientador Pedagógico também fora da escola como uma espáecie de "ponte" de integração entre a escola e as famílias fazendo com que eles participem das atividades d escola ajudando a esclarecer a realidade na qual todos estão inseridos.

      Excluir
  6. Quem é o e que faz o orientador educacional
    Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante

    Compartilhe
    Tweetar
    Envie por email Imprima

    Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

    Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."

    Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.

    Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que é preciso ter curso superior de Pedagogia ou pós-graduação em Orientação Educacional.

    http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/orientador-educacional-424364.shtml

    ResponderExcluir
  7. http://www.youtube.com/watch?v=W723WUNB2KE

    ResponderExcluir
  8. Pesquisando sobre o Orientador Educacional, encontrei este artigo que acho relevante para a nossa discussão.
    O texto é de Miriam Pascoal.
    O texto completo encontra-se em http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10549



    O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO CRÍTICA

    Miriam Pascoal



    Resumo


    Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas diferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Neste sentido, este artigo apresenta uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional e mostra a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolar brasileira.

    ResponderExcluir