A Orientação Educacional é
entendida como um processo dinâmico, contínuo
e sistemático, estando integrada em todo
o currículo escolar sempre encarando o
aluno como um ser global que deve desenvolver-se
harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos:
intelectual, físico, social, moral, estético,
político, educacional e vocacional.
Integrada com a Orientação
Pedagógica e Docentes, a O.E. deverá
ser um processo cooperativo devendo:
- Mobilizar a escola, a família
e a criança para a investigação
coletiva da realidade na qual todos estão
inseridos;
- Cooperar com o professor, estando sempre em
contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender
o comportamento das classes e dos alunos em particular;
- Manter os professores informados quanto às
atitudes do SOE junto aos alunos, principalmente
quando esta atitude tiver sido solicitada pelo
professor;
- Esclarecer a família
quanto às finalidades e funcionamento do
SOE;
- Atrair os pais para a escola
a fim de que nela participem como forca viva e
ativa;
- Desenvolver trabalhos de integração:
pais x escola, professores x pais e pais x filhos;
- Pressupor que a educação
não é maturação espontânea,
mas intervenção direta ou indireta
que possibilita a conquista da disciplina intelectual
e moral;
- Trabalhar preventivamente em
relação a situações
e dificuldades, promovendo condições
que favoreçam o desenvolvimento do educando;
- Organizar dados referentes
aos alunos;
Fonte: http://www.procampus.com.br/ensino_orientacao_atribuicoes.asp
|
De acordo com a citação acima o orientador tem por função desenvolver um trabalho de integração: pais x escola, professores x pais e pais x filhos, porém em muitas escolas não é isso que acontece na prática do cotidiano escolar. Na realidade muitos problemas que seria para a equipe pedagógica resolver,são os docentes que acabam tendo que achar uma solução,pois a equipe pedagógica está sempre muito ocupada que não consegue atender as necessidades de seus educandos e famílias
ResponderExcluir